Yoga, Pilates e Spa no Rio de Janeiro, RJ | Espaço Nirvana



Faq

Por que cantamos mantras no início das aulas?

O canto do mantra é um ritual que fazemos para que, ao sentarmos e evocarmos a saudação, possamos deixar para trás as nossas preocupações e trazer nossa atenção ao momento presente. Com o tempo, este pequeno ritual vai se tornando um portal ao qual o nosso corpo e a nossa mente passa a reagir, de forma a nos preparar por inteiro para o começo da nossa prática.

Como escolher uma aula?

Experimentando. Não existe a aula ideal mas, sim, a aula ideal para você. E, somente praticando, você poderá saber com qual aula e professor, que possuem personalidades e métodos distintos, você mais se identificará. A aula ideal é aquela que você se sente bem ao fazer.

Quais as principais diferenças entre os métodos?

No Nirvana, de um modo geral, nós seguimos a linhagem de Krishnamacharya. Ele foi o mestre de Pattabhi Jois (que criou a seqüência do Astanga Yoga), de BKS Iyengar, e de TKV Desikachar. Apesar de terem tido o mesmo Mestre, os 3 estilos são bastante distintos.

A prática de Astanga segue sempre a mesma seqüência de posturas - é uma aula fluida e dinâmica, com mais foco na respiração e no fluxo do que com a correção de posturas.

Astanga Mysore, estas aulas são dadas exatamente como se aprende na Índia, o professor ensina postura a postura de acordo com a capacidade do aluno. Neste estilo o professor não “canta” a aula, cada aluno segue o seu próprio ritmo.

A prática de Iyengar tem o foco total no alinhamento, e as posturas variam de acordo com o tema de trabalho de cada aula.

Estas aulas seguem a diretriz original de seus mestres, e são estritas em relação à maneira como estes professores, que ainda estão vivos, ensinam.

A aula de Yoga - nível básico, 1 e 2 (usamos apenas esta denominação) ensina posturas sem, entretanto, seguir qualquer linha especifica. Esta prática leva em consideração a visão do professor para cada turma em particular.

A aula de Vinyasa utiliza os princípios de fluidez e respiração da Astanga mas com diferentes sequências de posturas. Essas aulas também oferecem níveis de dificuldade que vão do básico ao avançado (nível 2).

Sou iniciante, posso fazer aula nível 2?

Não. Se você está começando a fazer yoga, irá se beneficiar muito mais das aulas que ensinam o básico da prática. Começar a praticar yoga fazendo uma aula de nível acima de suas possibilidades será perigoso para o seu corpo, pois as aulas avançadas têm uma dinâmica que exige que os alunos já conheçam algumas posturas e conceitos. Além disso, como o professor não poderá lhe dar a atenção devida, a sua presença na sala certamente causará constrangimento e atrapalhará o andamento da aula para os demais praticantes.

Cheguei atrasado, o que fazer?

Por princípio, você não deveria entrar na sala, pois toda aula tem começo, meio e fim; e pular etapas poderá ser prejudicial para o seu corpo. Sabemos, entretanto, que imprevistos acontecem mas não faça da exceção uma regra. Um atraso de no máximo 10 minutos é tolerável. Caso isto aconteça, aguarde parado e em silêncio, até que o mantra inicial tenha sido finalizado para entrar na sala. Se a aula já estiver em andamento, você deve pedir autorização ao professor, entrar e arrumar o seu tapete em silêncio, consciente de estar respeitando a prática dos alunos que já se encontram na sala.

Como devo me vestir?

Use roupas leves e confortáveis que permitam que você transpire e se mova com facilidade. O uso de roupas de banho, como sungas e biquínis, deve ser evitado.

O que eu preciso para praticar?

De um tapete de yoga (mat) e disposição! É importante que você tenha o seu próprio tapete pois ele será o seu companheiro de prática. O tapete delimita o seu espaço na sala de aula e simboliza o seu compromisso com a sua prática. Como suamos muito durante a prática e colocamos todo o nosso corpo sobre ele, é ali que depositamos nossas energias; por isso o uso dos tapetes “públicos” é anti-higiênico e deve ser evitado. E lembre-se que ele precisa ser lavado de vez em quando!

Observação: O Nirvana disponibiliza tapetes para alunos que estão experimentando a prática ou para eventuais esquecimentos.

Se você sua muito, use sempre uma toalha.

Evite usar fragrâncias fortes e perfumes quando for praticar.

Evite passar cremes hidratantes antes de praticar.

A higiene pessoal também é muito importante, tanto para sua saúde como em respeito aos outros praticantes.

Posso comer antes da prática?

O ideal é fazer a prática com o estômago vazio. Caso haja necessidade, priorize uma alimentação leve e em pequenas quantidades. Evite beber líquidos durante a prática.

Posso praticar durante o período menstrual?

Deve-se evitar posturas invertidas e práticas fortes durante o período menstrual. Alguns mestres aconselham um repouso total durante os 3 primeiros dias da menstruação.

Gostaria de aprender mais, como fazer?

Uma excelente forma de aprendizado é através da leitura. No Nirvana Store temos diversos livros que podem auxiliar a sua prática.

Faça também workshops que são oficinas de imersão onde tópicos que não são abordados no dia a dia das aulas podem ser explicados com mais clareza, ajudando no progresso da sua prática.

Mas acreditamos que o mais importante para o seu aperfeiçoamento é a regularidade da prática. Como qualquer outra coisa que se começa a aprender, a yoga exige dedicação e prática contínua, e seus benefícios são sentidos logo nas primeiras semanas. Hatha Yoga não é uma prática mental, você aprende fazendo. Portanto, relaxe e se entregue! Você ficará surpreso com a velocidade com que seu corpo entende as posturas, como ele sente que está sendo bem tratado. Seu próprio corpo lhe mandará sinais que irão te guiar e auxiliar no seu progresso. Escute o seu corpo, não o force acima dos limites. É através da prática constante que os asanas são revelados e que mudanças profundas em seu corpo e sua mente acontecem. Lembre-se que você é responsável pela saúde e integridade de seu corpo. Faça exames médicos antes de iniciar a prática de yoga. Em caso de problema de saúde ou contra-indicação médica, não deixe de avisar seu instrutor.