O canto do mantra é um ritual que fazemos para que, ao sentarmos e evocarmos a saudação, possamos deixar para trás as nossas preocupações e trazer nossa atenção ao momento presente. Com o tempo, este pequeno ritual vai se tornando um portal ao qual o nosso corpo e a nossa mente passa a reagir, de forma a nos preparar por inteiro para o começo da nossa prática.
Experimentando. Não existe a aula ideal mas, sim, a aula ideal para você. E, somente praticando, você poderá saber com qual aula e professor, que possuem personalidades e métodos distintos, você mais se identificará. A aula ideal é aquela que você se sente bem ao fazer.
No Nirvana, de um modo geral, nós seguimos a linhagem de Krishnamacharya. Ele foi o mestre de Pattabhi Jois (que criou a seqüência do Astanga Yoga), de BKS Iyengar, e de TKV Desikachar. Apesar de terem tido o mesmo Mestre, os 3 estilos são bastante distintos.
A prática de Astanga segue sempre a mesma seqüência de posturas - é uma aula fluida e dinâmica, com mais foco na respiração e no fluxo do que com a correção de posturas.
Astanga Mysore, estas aulas são dadas exatamente como se aprende na Índia, o professor ensina postura a postura de acordo com a capacidade do aluno. Neste estilo o professor não “canta” a aula, cada aluno segue o seu próprio ritmo.
A prática de Iyengar tem o foco total no alinhamento, e as posturas variam de acordo com o tema de trabalho de cada aula.
Estas aulas seguem a diretriz original de seus mestres, e são estritas em relação à maneira como estes professores, que ainda estão vivos, ensinam.
A aula de Yoga - nível básico, 1 e 2 (usamos apenas esta denominação) ensina posturas sem, entretanto, seguir qualquer linha especifica. Esta prática leva em consideração a visão do professor para cada turma em particular.
A aula de Vinyasa utiliza os princípios de fluidez e respiração da Astanga mas com diferentes sequências de posturas. Essas aulas também oferecem níveis de dificuldade que vão do básico ao avançado (nível 2).
Não. Se você está começando a fazer yoga, irá se beneficiar muito mais das aulas que ensinam o básico da prática. Começar a praticar yoga fazendo uma aula de nível acima de suas possibilidades será perigoso para o seu corpo, pois as aulas avançadas têm uma dinâmica que exige que os alunos já conheçam algumas posturas e conceitos. Além disso, como o professor não poderá lhe dar a atenção devida, a sua presença na sala certamente causará constrangimento e atrapalhará o andamento da aula para os demais praticantes.
Por princípio, você não deveria entrar na sala, pois toda aula tem começo, meio e fim; e pular etapas poderá ser prejudicial para o seu corpo. Sabemos, entretanto, que imprevistos acontecem mas não faça da exceção uma regra. Um atraso de no máximo 10 minutos é tolerável. Caso isto aconteça, aguarde parado e em silêncio, até que o mantra inicial tenha sido finalizado para entrar na sala. Se a aula já estiver em andamento, você deve pedir autorização ao professor, entrar e arrumar o seu tapete em silêncio, consciente de estar respeitando a prática dos alunos que já se encontram na sala.
Use roupas leves e confortáveis que permitam que você transpire e se mova com facilidade. O uso de roupas de banho, como sungas e biquínis, deve ser evitado.
De um tapete de yoga (mat) e disposição! É importante que você tenha o seu próprio tapete pois ele será o seu companheiro de prática. O tapete delimita o seu espaço na sala de aula e simboliza o seu compromisso com a sua prática. Como suamos muito durante a prática e colocamos todo o nosso corpo sobre ele, é ali que depositamos nossas energias; por isso o uso dos tapetes “públicos” é anti-higiênico e deve ser evitado. E lembre-se que ele precisa ser lavado de vez em quando!
Observação: O Nirvana disponibiliza tapetes para alunos que estão experimentando a prática ou para eventuais esquecimentos.
Se você sua muito, use sempre uma toalha.
Evite usar fragrâncias fortes e perfumes quando for praticar.
Evite passar cremes hidratantes antes de praticar.
A higiene pessoal também é muito importante, tanto para sua saúde como em respeito aos outros praticantes.
O ideal é fazer a prática com o estômago vazio. Caso haja necessidade, priorize uma alimentação leve e em pequenas quantidades. Evite beber líquidos durante a prática.
Deve-se evitar posturas invertidas e práticas fortes durante o período menstrual. Alguns mestres aconselham um repouso total durante os 3 primeiros dias da menstruação.
Uma excelente forma de aprendizado é através da leitura. No Nirvana Store temos diversos livros que podem auxiliar a sua prática.
Faça também workshops que são oficinas de imersão onde tópicos que não são abordados no dia a dia das aulas podem ser explicados com mais clareza, ajudando no progresso da sua prática.
Mas acreditamos que o mais importante para o seu aperfeiçoamento é a regularidade da prática. Como qualquer outra coisa que se começa a aprender, a yoga exige dedicação e prática contínua, e seus benefícios são sentidos logo nas primeiras semanas. Hatha Yoga não é uma prática mental, você aprende fazendo. Portanto, relaxe e se entregue! Você ficará surpreso com a velocidade com que seu corpo entende as posturas, como ele sente que está sendo bem tratado. Seu próprio corpo lhe mandará sinais que irão te guiar e auxiliar no seu progresso. Escute o seu corpo, não o force acima dos limites. É através da prática constante que os asanas são revelados e que mudanças profundas em seu corpo e sua mente acontecem. Lembre-se que você é responsável pela saúde e integridade de seu corpo. Faça exames médicos antes de iniciar a prática de yoga. Em caso de problema de saúde ou contra-indicação médica, não deixe de avisar seu instrutor.
Espaço Nirvana
Praça Santos Dumont, 31 Gávea - Jockey Club Rio
Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A.
Telefone: +55 (21) 2187-0100
Email: [email protected]