Yoga no verão: aproveite a prática para reduzir os efeitos do calor



21/01/2014

Durante a exposição ao sol e calor excessivo típico do verão, o organismo também produz mais calor, embora estabeleça mecanismos de regulação para reduzir a sua temperatura. Porém, se a exposição prolongada ao calor persistir, é possível desenvolver um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar.

Algumas recomendações simples podem prevenir os efeitos da alta temperatura no organismo, como: beber bastante agua, fazer refeições leves, sempre usar protetor solar e chapéu, além de incluir na rotina uma prática de yoga que ajude a manter o equilibrio entre corpo e mente.
É interessante fazer uma escolha selecionada das posições de yoga que serão praticadas: opte por uma sequência que conforta e acalma, no fim de um dia cansativo ou em meio a uma semana estressante. Deve ser praticada com respiração consciente - a ligação direta entre corpo e mente - para levá-lo a níveis cada vez mais profundos de relaxamento.

1- Supta baddha konasana - essa postura alivia a pressão da área pélvica, abre o peito, quieta a mente e acalma os nervos. Experimente praticá-la em momentos de stress e quando tiver dor de cabeça.

2- Supta Padangustasana 1 - essa postura diminui a rigidez na base das costas e na parte de trás das pernas, assim como nas articulações dos quadris.

3- Adho Mukha Svanasana - Esta postura aumento o suprimento de sangue para o cérebro e oferece muitos benefícios da parada de cabeça (sirsasana). Esta modificação combate a depressão porque favorece a circulação no peito, melhora a respiração e acalma a mente, especialmente quando a cabeça fica apoiada sobre um cobertor ou almofada. Além disso, ela alonga os músculos da panturrilha, o tendão calcâneo e alivia a rigidez da artrite nos ombros, nos pulsos e nos dedos.

4- Janusirsasana - Quando estamos agitados e ansiosos, esta postura produz uma sensação de paz. Ela sossega a mente, acalma o estômago, tonifica os orgãos reprodutores e os músculos. Além disso, ela pode ser eficaz em casos de dor de cabeça.
obs1: a modificação com cadeira é indicada para problemas na região lombar da coluna.
obs2: não faça a postura completa se estiver com diarréia.

5- Paschimottanasana - Esta postura ajuda a aliviar sintomas de tensão crônica e enxaquecas, ativando as supra-renais e tonificando a glândula tireóide. É boa para o sistema digestivo porque massageia e fortalece os orgãos abdominais e tonifica os rins e o fígado. Traz sensação de segurança e paz.

6- Setu Bandha Sarvangasana - Esta postura modificada (como a foto) alivia a ansiedade, as mudanças de humor, as ondas de calor, as dores de cabeça por tensão e a depressão. É benéfica, também, em casos de pressão alta.

7- Viparita Karani - Esta postura ajuda a acalmar os nervos, equilibra o sistema endócrino, alivia a fadiga e aumenta o fluxo de sangue para a região pélvica. Além disso, ela proporciona um completo relaxamento do corpo.
obs: não faça esta postura se estiver menstruada.

 

Shakti Leal
Coordenadora do Espaço Nirvana e professora de Iyengar Yoga

 

Referências: O livro de Yoga e Saúde para a Mulher - Linda Sparrowe com sequências de yoga de Patrícia Walden - Editora Pensamento

 

O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.