Acrobacias no ar



30/10/2013

A partir de janeiro de 2014, o Espaço Nirvana apresentará mais uma novidade: o Yoguilates Aéreo, que mistura Yoga, Pilates e é realizado em uma maca aérea. Trazido para o Brasil pela professora Lucimar Zamariola, que após cinco anos na Espanha estudando o Yoga Aéreo e o Yoguilates com o mestre Rafael Martinez, resolveu voltar para o País. O método, originalmente chamado de Gravotonics,  foi aprimorado por ela, que adaptou o que aprendeu aos seus conhecimentos e experiência corporal em alongamento consciente, dança, Pilates, entre outras técnicas.

Patenteado por Lucimar no Brasil como “Método fora do solo”, a técnica entrará na grade do Nirvana como Yoguilates Aéreo. “Me sinto honrada e orgulhosa de poder  trazer para o nosso País esta atividade física tão completa e eficiente. Desenvolvi na escola de Rafael Martinez, em Madrid, workshops de anatomia do exercício aplicada ao Aéro Yoga, para melhor compreensão e suporte científico  do método, me dando, assim, possibilidades de aprimorá-lo e trazê-lo para o Brasil de forma inédita”, explica Lucimar Zamariola.

No Yoguilates aéreo os exercícios podem ser realizados por quem nunca se exercitou e por pessoas de todas as idades, inclusive crianças a partir dos seis anos. Essa facilidade deve-se as alças da maca que dão sustentação aos movimentos, obrigando os praticantes a entrar na posição correta de cada exercício, mesmo que nunca tenham feito nada antes neste contexto. “O nível em que cada um vai se encaixar tem mais a ver com o condicionamento físico do que com a habilidade em realizar os movimentos”, comenta Lucimar.

Em sua estrutura, as aulas trabalham força, estabilização, flexibilidade e descompressão vertebral – esta última, inclusive, é a que mais chama a atenção, pois é responsável por evitar patologias como hérnias discais, e facilitar a dispersão mental, ajudando o praticante a entrar em estado meditativo de maneira natural.

Divididas em três níveis de dificuldade, as aulas, que têm até 10 pessoas, são sempre diferentes e muito criativas, já que as macas aéreas permitem inúmeras variações do mesmo exercício, dependendo muito mais do equilíbrio e da direção que o aluno dá.

“Nossa estrutura compreende movimentos que ajudam a manter uma respiração equilibrada e a correção da postura, entre outros pontos. É a junção perfeita entre os exercícios do Pilates, que tem foco no alinhamento corporal, e do Yoga, com suas posições de inversões, adaptados ao conceito de um menor esforço para realizá-los por meio da maca aérea”, finaliza Lucimar.

 

O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.