Textos postados em janeiro, 2014

Yoga no verão: aproveite a prática para reduzir os efeitos do calor



21/01/2014

Durante a exposição ao sol e calor excessivo típico do verão, o organismo também produz mais calor, embora estabeleça mecanismos de regulação para reduzir a sua temperatura. Porém, se a exposição prolongada ao calor persistir, é possível desenvolver um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar.

Algumas recomendações simples podem prevenir os efeitos da alta temperatura no organismo, como: beber bastante agua, fazer refeições leves, sempre usar protetor solar e chapéu, além de incluir na rotina uma prática de yoga que ajude a manter o equilibrio entre corpo e mente.
É interessante fazer uma escolha selecionada das posições de yoga que serão praticadas: opte por uma sequência que conforta e acalma, no fim de um dia cansativo ou em meio a uma semana estressante. Deve ser praticada com respiração consciente - a ligação direta entre corpo e mente - para levá-lo a níveis cada vez mais profundos de relaxamento.

1- Supta baddha konasana - essa postura alivia a pressão da área pélvica, abre o peito, quieta a mente e acalma os nervos. Experimente praticá-la em momentos de stress e quando tiver dor de cabeça.

2- Supta Padangustasana 1 - essa postura diminui a rigidez na base das costas e na parte de trás das pernas, assim como nas articulações dos quadris.

3- Adho Mukha Svanasana - Esta postura aumento o suprimento de sangue para o cérebro e oferece muitos benefícios da parada de cabeça (sirsasana). Esta modificação combate a depressão porque favorece a circulação no peito, melhora a respiração e acalma a mente, especialmente quando a cabeça fica apoiada sobre um cobertor ou almofada. Além disso, ela alonga os músculos da panturrilha, o tendão calcâneo e alivia a rigidez da artrite nos ombros, nos pulsos e nos dedos.

4- Janusirsasana - Quando estamos agitados e ansiosos, esta postura produz uma sensação de paz. Ela sossega a mente, acalma o estômago, tonifica os orgãos reprodutores e os músculos. Além disso, ela pode ser eficaz em casos de dor de cabeça.
obs1: a modificação com cadeira é indicada para problemas na região lombar da coluna.
obs2: não faça a postura completa se estiver com diarréia.

5- Paschimottanasana - Esta postura ajuda a aliviar sintomas de tensão crônica e enxaquecas, ativando as supra-renais e tonificando a glândula tireóide. É boa para o sistema digestivo porque massageia e fortalece os orgãos abdominais e tonifica os rins e o fígado. Traz sensação de segurança e paz.

6- Setu Bandha Sarvangasana - Esta postura modificada (como a foto) alivia a ansiedade, as mudanças de humor, as ondas de calor, as dores de cabeça por tensão e a depressão. É benéfica, também, em casos de pressão alta.

7- Viparita Karani - Esta postura ajuda a acalmar os nervos, equilibra o sistema endócrino, alivia a fadiga e aumenta o fluxo de sangue para a região pélvica. Além disso, ela proporciona um completo relaxamento do corpo.
obs: não faça esta postura se estiver menstruada.

 

Shakti Leal
Coordenadora do Espaço Nirvana e professora de Iyengar Yoga

 

Referências: O livro de Yoga e Saúde para a Mulher - Linda Sparrowe com sequências de yoga de Patrícia Walden - Editora Pensamento



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Equilíbrio e bem-estar desde os primeiros passos



21/01/2014

Que tal apostar na prática de Yoga para manter seu bebê relaxado e integrado com os pais? A prática Mamãe Bebê oferecida no Espaço Nirvana tem como objetivo apoiar o desenvolvimento físico e mental do bebê e até mesmo ajudar a melhorar o laço afetivo com os pais. A técnica pode ser feita em bebês a partir de um mês e é um ótimo estimulante para um sono longo e profundo.

Nos primeiros meses, durante as aulas da professora Fabrisia Freitas, e a psicóloga Luciana Lima, a mãe é o guia do seu bebê, o ajudando em posições simples, e o deixando cada vez mais solto com seus movimentos a medida que ele cresce.

Os procedimentos realizados nas aulas são a Yoga, Shantala, exercícios interativos com a mamãe, psicologia e doulagem, variando de acordo com a idade do bebê. O método ajuda aliviar gases, cólicas, liberam a energia do bebê, além de ser um momento único de interação.

O pós-parto é um momento complicado para as mamães manterem sua autoestima, e as aulas têm como intuito ajudar a reconquistar o bem-estar e a boa forma. A parte mais gostosa da prática é que cada uma dessas posições é executada com seu filho ali, deitado no seu tatame, olhando para você, sorrindo a cada movimento novo e “engraçado” aos olhos dele. E como se não bastasse se exercitar com seu filho tão perto de você, é possível ainda aprender mais sobre a Shantala, aquela massagem indiana que alivia cólicas, gases e outro incômodo que o bebê esteja sentindo.

Em resumo, a prática é vantajosa para o bebê na mesma medida em que ajuda a mamãe a melhorar a postura; aumentar resistência geral, reduzir tensões e desconfortos na coluna; desenvolver força e estabilidade dos músculos (incluindo exercícios, que costumam relaxar no pós-parto). Vale a pena passar pela experiência e sentir como a yoga pode ser uma prática que sintoniza as vibrações do amor materno.

 

Mamãe Bebê no Nirvana
3ª e 5ª - feiras
15h às 16h30
Mais informações pelo tel (21)2187-0100



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Ano novo, atitude nova



21/01/2014

Mais um ano se inicia. Novas metas, novos sonhos e principalmente, a esperança renovada de que tudo irá se realizar da forma que pretendemos.

O ano que se passa deixa lembranças felizes e outras nem tanto, mas o mais importante fica marcado em nosso íntimo, a sabedoria. Não a que vem de fora para dentro, objetivando apenas uma posição acima dos outros, o famoso “STATUS”, causando apenas inveja. Mas aquela que vem de dentro para fora, que movimenta nossas ações de bondade, paciência e dedicação ao próximo. Esta surge através do tempo, pela alegria e pela dor. É quando nos conhecemos profundamente e aprendemos a nos conectar a Deus. A sabedoria que nos torna firmes em nossos ideais, mesmo quando estamos rodeados de futilidade.

E como alcançar esta sabedoria? Simples, duas regras básicas: primeiro é olhando para o nosso íntimo e externando o que realmente gostaríamos de ser. Livre das máscaras e pressão imposta pela sociedade. Assim, aliviaremos a carga gerada pelo que os outros esperam da gente. E segundo, nos colocando sempre na posição dos que nos rodeiam, sejam amigos, vizinhos, colegas de trabalho ou mesmo pessoas que cruzamos na rua. Isto nos dá o limite necessário em nossas ações. Saberemos que muitas de nossas atitudes não agradam a ninguém, prejudicando os que estão a nossa volta da mesma forma que nos prejudicaria.

Estas ações nos tornam donos do nosso próprio sentimento. Seremos felizes sem a permissão de ninguém. E toda a dor que surgir será apenas lição a ser superada, para que no próximo ano estejamos ainda mias preparados.

Namastê



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.