Textos postados em fevereiro, 2013

O PODER DA LAVANDA



28/02/2013

As propriedades da lavanda já eram conhecidas desde o Império Romano, onde era muito utilizada para aromatizar ambientes, tomar banho, perfumar roupas e para cosméticos assim como para a saúde e o tratamento de doenças. Calmante e reguladora, as aplicações mais comuns são sedativa, sonífera e analgésica, entre tantas que vamos listar. Se você ainda não conhece os poderes do óleo essencial de lavanda, leia nossa matéria!

Os livros sobre a planta concordam sobre as propriedades do óleo essencial como sendo: antidepressivo, anti-séptico, cicatrizante, antiespasmódico, diurético, entre outros tantos. Suas principais indicações são: contra insônia, irritabilidade, doenças infecciosas, males respiratórios (asma, tosse, bronquite, gripe), melancolia, ansiedade, enxaqueca, acne, ferimentos, picadas de insetos entre outras recomendações.

O óleo de Lavanda ainda promove bem-estar físico, permitindo melhor estabilidade emocional. Ela é uma verdadeira fonte de equilíbrio e revigoramento. Contudo, somente produtos que contenham o óleo essencial (fabricado com 100% de essenciais naturais) lhe trarão verdadeiros benefícios. O óleo mais caro não necessariamente é o melhor, mas cuidado porque pureza e preços muito baixos são normalmente incompatíveis, afinal, são necessários 200 quilos de lavanda pra produzir 250ml de óleo.

O óleo de lavanda é um dos poucos tipos de óleos que podem ser aplicados diretamente na pele sem causar irritações e pode ser utilizado na cura de infecções por fungos. Um estudo da Universidade de Coimbra, em Portugal, mostrou que o óleo possui um efeito antifúngico potente, principalmente contra cepas de fungos responsáveis por infecções comuns de pele e unhas.

Outra propriedade interessante do óleo essencial de lavanda é sua capacidade cicatrizante. Por isso, ele é o preferido para o tratamento de queimaduras. Foi essa capacidade regenerativa que incentivou o químico francês e pai da Aromaterapia, René-Maurice Gattefosse, a estudar mais a fundo as propriedades dos óleos essenciais.

Segundo sua biografia, após queimar a mão durante o trabalho em um laboratório de produtos cosméticos, René foi resfriá-la no recipiente com líquido mais próximo. Por coincidência, era um tanque contendo óleo essencial de lavanda. O químico se surpreendeu, posteriormente, com a rapidez cujo machucado cicatrizou e decidiu pesquisar sobre as propriedades curativas de outros óleos essenciais.



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

ESCALDA PÉS: ALÍVIO PARA SUA PERNAS E PÉS



26/02/2013

A chamada vida moderna é um verdadeiro corre-corre. Todos os dias estamos cada vez mais em movimento e no final do dia sentimos um cansaço nas pernas e pés. Para quem trabalha de salto alto, pior ainda. E a maioria de nós esquece os cuidados básicos e simples, que podem ajudar a revigorar o corpo e permitir o relaxamento necessário para recompor as energias.

Poucos de nós lembram que os pés são a base de sustentação do corpo e que, tratando-os de maneira correta, é possível obter sensação de bem- estar e benefícios para todo o organismo. Algo simples e sem mistérios - o escalda pés, uma receita da época de nossas avós, é ideal para combater a sensação de pés cansados e sofridos após um dia inteiro de trabalho. Também é possível – e recomendável - incluir sais de banho, ervas, óleos vegetais ou essenciais. Pode-se, ainda, diluir arnica para reduzir o inchaço ou acrescentar sal grosso para desintoxicação.

Esta receita tradicional ajuda a aliviar a pressão dos pés, descansar as pernas, reduzir calos e aliviar o stress do dia-a-dia. Mas ela vai além, pois de acordo com a técnica chinesa da acupuntura, nos pés estão cerca de 70 mil terminações ou pontos nervosos que estão associados aos diversos órgãos do corpo humano. A pressão e o aquecimento desses pontos causam um reflexo imediato no equilíbrio energético de todo o corpo.

E você pode fazer em casa, confira as dicas a seguir:

Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos, funciona como um santo remédio contra o estresse. Para completar essa terapia calmante, acrescente na água:

Óleo essencial - Pingue algumas gotas na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso.  Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.

Sal - duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.

O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante.

Arnica -Diminuir a dor

Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras

Guine - Diminuir dores nas articulações

Arruda - Ativar a circulação

Sal grosso - Diminuir os edemas

Cravo, canela e alecrim - Estimular

Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono

Essências de eucalipto e menta - Combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso;

Escalda-pés com Bolas de Gude

Pegue uma bacia e enche de água quentinha, coloque as bolinhas (quanto mais melhor) e pingue algumas gotas de óleo essencial de lavanda, aroma de ajuda a relaxar. Obs: Todas as bolinhas de gude devem ser azuis e verde, cores que fazem fluir as energias do corpo e trazem paz e serenidade.

- Com óleos essenciais:

Ingredientes:

Bacia/ ou mini-ofurô

Água quente

Óleo essencial de lavanda e alecrim

Sal grosso e Bolinhas de gude

 

Modo de Preparo:

Em uma bacia, ponha a água quente e coloque as bolinhas de gude, que servirão de estímulos para os pontos reflexos. Use 2 gotas de óleo essencial de lavanda, que tem propriedades relaxantes, e 2 gotas de óleo essencial de alecrim, que além de revigorar, ira desodorizar os pés que ficarão com uma agradável sensação de frescor.

Coloque os pés na água e, em seguida, acrescente o sal grosso, que ativará a circulação. Enxugue bem os pés e depois promova uma breve massagem para que o relaxamento seja completo. O tratamento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, de preferência à noite, quando podem ser adicionadas as folhas que favorecem o sono, e os pés devem ficar submersos por cerca de cinco minutos.



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Pele estressada pode ser consequência do estresse do dia a dia



20/02/2013

Cansaço físico, sobrecarga no trabalho, pressão para cumprir prazos, distúrbios emocionais, perdas pessoais, medo, atritos com familiares… Esses e diversos outros fatores podem tornar o dia a dia extremamente cansativo e estressante. Às vezes, esse estresse é tão grande que pode ser o ponto de partida para o surgimento de doenças, e um órgão geralmente afetado é a pele.

Quando isso acontece, o resultado é a chamada “pele estressada”, gerando um aumento da produção dos corticoides naturais do organismo, o que facilita a atrofia da pele e a perda de colágeno e ainda causa um déficit na circulação, acelerando o envelhecimento.

Por mais que a gente cuide da pele, usando diariamente cosméticos adequados e protetor solar e até se submetendo a tratamentos estéticos para melhorar a aparência e prevenir o envelhecimento, nem sempre nossos esforços impedem o ataque desse vilão silencioso que é o estresse. Isso porque a pele, o maior órgão do corpo humano, reage progressivamente aos hormônios do sistema nervoso central, como a adrenalina e o cortisol, cuja produção aumenta em situações de tensão ou ansiedade. Em excesso, eles prejudicam o sistema imunológico e
aumentam a produção das glândulas sebáceas, duas consequências atrozes para impulsionar o surgimento de problemas dermatológicos — dos mais simples, como dermatites e micoses, até mais graves, como vitiligo e psoríase.

A pele tem relação estreita com a nossa mente e reflete muito do que se passa em nosso interior, pois é altamente sensível às nossas emoções. E não é só o estresse negativo (o chamado distresse) — aquele que tenciona os músculos e causa dor de cabeça — que desencadeia disfunções cutâneas. O positivo, chamado eustresse, é gerado por situações felizes (casamentos, viagens, promoções, nascimentos) e pode acarretar as mesmas consequências.

Para evitar o aparecimento da pele estressada é recomendada uma boa limpeza de pele mesmo quando ela esteja ressecada, e o uso de sabonetes mais potentes é essencial, para finalizar essa limpeza. Também é recomendado o uso de loções tônicas ou adstringentes, que devem sempre ser aplicadas com o uso de algodão para retirar todas as impurezas, poluições e secreções existentes na pele.

Quando se apresenta muito estressada é importante o uso de cremes calmantes e mais finos para não sobrecarregar demais a pele, sendo indicados os que são em forma de gel. Durante a noite o uso de vitamina C também pode ajudar com que a pele restabeleça o equilíbrio.

 



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TEMPEROS PARA SUBSTITUIR O SAL



14/02/2013

Que o excesso de sal faz mal à saúde, não é novidade. Desde as primeiras refeições  que fazemos na vida, nós acabamos nos acostumando a comer tudo com uma bela pitada de sal. Considerado um dos vilões mais temidos de uma alimentação saudável, já que ele é a principal fonte de sódio que consumimos, e que pode causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.

Mas manter o sal longe do prato não é uma missão impossível, já que é possível substituir o mineral por outros temperos naturais. Além de colaborar para a boa saúde e funcionamento do nosso organismo, os temperos naturais ou condimentos melhoram o sabor, aroma e aparência dos alimentos preparados. Confira a lista a seguir!

Alho e Cebola: O alho contribui para a diminuição da pressão sanguínea e dos níveis de colesterol. Já a cebola inibe a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo e diminui os riscos de trombose e aterosclerose. Os dois também ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão, estômago, próstata e fígado.

Sálvia: Esta erva é usada como condimento e como planta medicinal por sua ação anti-inflamatória e por ser estimulante da digestão. É indicada nos casos de falta de apetite, edema, afecções da boca, afta, tosse e bronquite. Fica ótima com massas e aves. A sálvia pode ser usada tanto em pó como as folhas inteiras.

Manjericão: Com um gostinho irresistível, o manjericão, além de muito gostoso, é amigo do sistema cardiovascular e acalma os espasmos da digestão. Quando utilizado em grandes quantidades, é um ótimo fortificante e antigripal.

Alecrim: A planta confere um gostinho leve e especial quando usada na preparação de carnes vermelhas, peixes, arroz e em sopas. O alecrim combate o vírus da gripe e previne doenças dos rins, da retina e da catarata.

Salsa: A salsinha já é famosa para quem cozinha. Seja ela desidratada ou em folhas frescas, confere aos pratos um sabor leve e agradável, além é claro, de também ser uma aliada do nosso organismo, pois, combate doenças do coração e dos rins.

Pimentas: A pimenta é muito mais do que um sabor afrodisíaco. O sabor ardido é por causa da capsaicina, substância antioxidante de ação curativa. Além de prevenir alguns tipos de câncer e de reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue, a pimenta também acelera o metabolismo e, por isso, auxilia no emagrecimento.

Coentro: Tantos as folhas como as sementes do coentro são ricas em ferro e vitamina C, alivia indigestão e tem poder calmante.

Estragão: Apesar de não ser muito conhecido, pode ser facilmente encontrado nas lojas de temperos ou até em supermercados. Suas folhinhas são parecidas com erva-doce. Com um gosto levemente adocicado, seu consumo alivia a cólica menstrual e auxilia na digestão.

Hortelã e Menta: Estas duas plantinhas são na verdade parte de um mesmo gênero, a Mentha. Os sabores são muito parecidos e, por isso, ambos caem muito bem como complemento de peixes, carnes e molhos. Além de refrescantes, são ótimas para a digestão e proporcionam alívio para crises de bronquite, cólica estomacal e intestinal, dores, gripes e tosses.

Louro: Caldinhos de feijão, sopa de legumes e carnes recheadas ficam com um sabor todo especial quando acrescentamos duas ou três folhinhas de louro. Além de perfumar, os chás das folhas de louro proporcionam alívio contra gases.

Orégano: Muitas pessoas evitam o tempero por considerá-lo forte demais, por isso, o segredo é colocar apenas uma pitadinha, combinada outros ingredientes. As folhas de orégano fresco dão ainda mais aroma ao prato.

Tomilho: Esta erva é muito versátil porque pode ser usada em praticamente tudo na cozinha. Sem contar que é bom para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações.

Açafrão: Além de proporcionar um sabor agradável, deixa o prato mais colorido, com tom amarelado. Muito usado na culinária Mediterrânea, o condimento tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a digestão.

Gengibre: Com seu sabor picante e adocicado pode ser usado tanto em doces como salgados, além de ser bom acompanhamento para sucos e sopas. O gengibre tem propriedades que combatem a dor de cabeça, o enjoo e as náuseas. Por ser também um alimento termogênico, aumenta a temperatura do corpo, obrigando o organismo a gastar mais energia.



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Depois do Carnaval, o Nirvana!



07/02/2013

Já sabe como repor suas energia depois do carnaval? O Espaço Nirvana pensou nisso por você e preparou dois pacotes de atividades com preços super especiais. O pacote Nirvana Especial 1 inclui uma semana de Yoga, uma aula de Power Plate e uma massagem NirvanaRelaxante. O pacote Nirvana Especial 2, uma aula de Pilates, duas aulas de Power Plate e uma massagem Nirvana Relaxante.

Aproveitem!

 



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OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO ATIVA



06/02/2013

Se você acha que meditar é mais estressante do que se manter ativo, precisa conhecer os benefícios da Meditação Ativa. Mudar a sua postura diante da vida e permitir se observar são os objetivos da meditação ativa, que é feita com recursos e movimentos corporais que preparam o espaço interno do praticante, sem sentir os incômodos comuns na hora de silenciar, ajudam a olhar para dentro de si mesmo.

As pessoas estão tão sobrecarregadas por pressões e pelas ansiedades da vida moderna que tornou-se necessário passarem por um profundo processo de limpeza, antes que possam descobrir o relaxante e silencioso estado de meditação. Foi com esse enfoque que Osho desenvolveu suas singulares técnicas de meditação ativa. Com essas técnicas aliviamos o stress e as tensões, relaxamos o corpo-mente e entrarmos mais facilmente no estado de meditação.

As técnicas de meditação ativa compreendem estágios iniciais com atividades físicas que variam entre um chacoalhar, uma respiração, uma dança e terminam com 15 minutos de relaxamento e silêncio. O praticante experimenta um tremendo contraste entre a energia da vigorosa atividade física e a quietude e o silêncio.

Músicas foram especialmente compostas para orientar as principais técnicas de meditação criadas por Osho: Dinâmica, Kundalini, Nadabrahma, Nataraj, Mandala, Gourishankar, No Dimensions, Devavani, Prayer, Chakra Sounds, Chakra Breathing, Whirling e várias outras. As músicas não apenas dão um suporte energético e aprofundam a intensidade do processo, como também ajudam a guiar o meditador ao longo dos vários estágios de cada técnica.

“Se você for capaz de ficar sentado, as meditações não serão necessárias. Mas você consegue ficar sentado sem fazer nada? Essa é a grande questão”. Osho

Osho, mestre indiano mais comentado do século XX, foi um espírito rebelde e independente. Desafiou todas as religiões, todas as tradições sociais e políticas aceitas insistindo em experimentar a verdade por si mesmo, ao invés de adquirir conhecimentos e crenças dados por outros. Seus discursos foram publicados em mais de 650 títulos e traduzidos para mais de 30 idiomas.



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MANTRA YOGA MEDITAÇÃO



04/02/2013

A prática do Mantra Yoga Meditação é ideal para qualquer pessoa que queira dar uma chance ao Yoga. Nossa professora Paula Saboya explica que somente através da experiência direta de meditar é que a pessoa vai saber se a prática funciona ou não para ela. “Claro que isso requer uma certa disciplina, uma rotina, pois através da repetição é que aos poucos o corpo e a mente vão se habituar e começar a sentir os efeitos benéficos da meditação”, explica Paula.

Quem nunca praticou deve ter a ajuda de um Mestre ou instrutor que vai dar as explicações necessárias, tornando assim a experiência mais fácil e prazerosa. É importante desmistificar a prática e conforme você for fazendo, passa a ser um momento especial e agradável do dia. O ideal é fazer em casa pela facilidade de criar um lugar confortável e adequado e não precisar se deslocar para a prática.

O Mantra Yoga Meditação dura 30 min ao acordar e 30 min no fim do dia. O ideal é que se medite todos os dias, e se possível no mesmo horário. Assim, o praticante cria um hábito bom e diário com “hora-marcada”. Senão for possível, pode ser feita a qualquer hora.

A meditação pode ser em grupo ou só com uma pessoa guiando e dando as ferramentas necessárias ou as técnicas, que são: forma de sentar, de respirar, se vai usar um mantra que é um som ou uma palavra com boa vibração, que tenha uma fluidez para o meditante repetir em silêncio esse som/palavra.

Pode-se começar através da observação da respiração, olhar para chama de uma vela e depois fechar os olhos, olhar uma imagem caso o mantra seja relacionado a uma imagem, e outras possibilidades. Basta se sentar confortavelmente, seja no chão ou sofá e e ali permanecer por 10 min para começar, depois aumenta o tempo para 15min, 20min e se possível 30 min.

Uma luz suave, meio escurinho, temperatura e silêncio são facilitadores. Pode usar um alarme, pois assim você não ficará preocupado com o tempo. Entre os benefícios está acalmar o ritmo interno e as ondulações da mente, criando um estado de consciência agradável. Claro que no início pode ser exatamente o contrário disso, por isso é importante começar com poucos minutos e depois ir aumentando o tempo.

A tendência é que a meditação vá se tornando uma espécie de prevenção e cura para as aflições e sofrimentos que muitas vezes sentimos na vida. Parar e ficar por 30 minutos olhando para você mesmo, é literalmete olhar para dentro e se conhecer. Sem julgar, sem criticar e sem resistências. Parece fácil, e pode ser, dê uma chance de verdade para você e a meditação.

Para saber mais sobre as aulas de Mantra Yoga Meditação aqui no Nirvana, entre o contato pelo telefone 2187-0100 ou venha fazer uma degustação.



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