Textos postados em novembro, 2012

DORMIR MAQUIADA ACELERA ENVELHECIMENTO DA PELE



27/11/2012

Dormir maquiada faz muito mal à pele. Os produtos cobrem os poros e não permitem que a derme respire corretamente, fazendo a pele perder a viscosidade e o brilho, ficar mais oleosa e ainda aumenta o risco de alergia. Tudo isso faz acelerar o processo de envelhecimento, então a recomendação é antes de dormir limpar e aplicar cremes, claro, receitados pelo seu dermatologista.

A pele do corpo e do rosto tem eliminações sebáceas e sudoríparas além das perdas de células mortas diariamente, que não necessitam ser esfoliadas – o corpo tem mecanismos normais de eliminação. Os nossos hábitos de higiene diários auxiliam na manutenção da saúde corporal: tomar banho auxilia na remoção dos excessos de células mortas (não devemos nem esfoliar pra que isto ocorra) e das secreções sebáceas e sudoríparas. Remover a maquiagem faz parte do hábito de higiene que impede que substâncias estranhas à nossa pele sejam removidas e que substâncias de tratamento adequadas sejam colocadas, como os hidratantes de uso noturno.

A maquiagem  são produtos químicos, por isto podem causar irritações na pele, alergias, espinhas, até mesmo ardência nos olhos, por isto  é necessário tirar toda maquiagem para dormir, pois a pele necessita respirar e a maquiagem tapa todos os poros deixando a pele ressecada.

O ideal é você ter um demaquilante de boa qualidade para o rosto e outro específico para a região dos olhos (lápis, delineador, máscara para cílios e sombras) estes produtos são bem pigmentados e, por isso, a retirada deles é bem mais complicada. Esse produto é ótimo porque não deixa sobrar restos de maquiagem.

Dicas importantes: se você estiver fora de casa ou for viajar, vale usar xampu de bebê para lavar o rosto. E 12 horas é o limite de tempo que sua pele pode ficar maquiada. Mais que isso é exagero. E exagero entope os poros e causa todos os males que você leu acima à pele.

COMO FAZER A LIMPEZA

Comece com os olhos. Coloque o demaquilante de olhos em um pedaço de algodão e feche os olhos. Passe com delicadeza e nunca de olhos abertos para não irritar ou levar restos de make para a área interna deles. O bacana é você ter paciência e repetir o processo até sentir que está sem produtos nos olhos.

Depois disso, pegue um algodão limpo e passe o demaquilante de rosto. Mesma coisa: só interrompa o processo quando sentir que está tudo limpo.

Em seguida, lave com água e sabonete (indicado para sua pele). Seque e passe um tônico, que ajuda a equilibrar o pH da pele. Se você usa creme noturno, só depois disso tudo você poderá espalhá-lo.

 



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Joel Aleixo no Nirvana!



26/11/2012



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Dicas da Shakti para Lu Lacerda



21/11/2012

Quando se fala em Yoga, 1000 dúvidas surgem à mente. A começar pelo nome: Ioga ou Yoga? Quais seus benefícios? O que aprendemos com a prática? Nossa coordenadora Shakti Leal deu 10 dicas super bacanas para o badalado site da jornalista Lu Lacerda e achamos que você vai adorar as dicas.

A professora Shakti está entre as mais competentes e procuradas do Rio: tão doce quanto firme, quando é o caso. Praticante de Ioga e meditação desde 1999, ensinada pelo guru Shrii Shrii Anandamurti, desde então, seu mestre espiritual e fonte de inspiração. Shakti é cheia dos certificados, como instrutora por Ananda Marga Pracarat Samgham, onde concluiu o curso em 2004.

Antes disso, em 2003, teve seu primeiro contato com Iyengar Yoga, sua prática preferida. Em 2007, outro certificado: desta vez, pelo professor sênior Faeq Biria, discípulo do mestre B.K.S Iyengar, com quem vem aprofundando seus estudos. É certificada também pelo Ramamani Iyengar Memorial Yoga Institute (Pune, Índia).

Atualmente desenvolve trabalho na coordenação técnica do Espaço Nirvana, na Gávea, e aprimora sua prática e estudos no Treinamento para Professores com Kátia Dacosta, onde é responsável pelas aulas de Filosofia. Sua prática e ensino se baseiam no crescimento individual (físico, mental e espiritual), para que, através deles, a sociedade e a comunidade se desenvolvam. Uma boa conta, não é? Veja suas dicas sobre o que mais ama na vida: Ioga.

Leia mais em: http://lulacerda.ig.com.br/ficaadica-por-shakti/



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COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA TPM



19/11/2012

Estudos mostram que 75% a 80% das brasileiras apresentam sintomas durante o período pré-menstrual, a famosa TPM. Irritabilidade, nervosismo, alterações de humor, ansiedade, esses e outros sintomas constituem a síndrome. Essas alterações e mudanças de comportamento afetam não só a mulher, mas todos que estão a sua volta, principalmente os familiares, colegas de trabalho e pessoas mais próximas. Mas pode-se sim amenizar seus sintomas. Vamos te ajudar com algumas dicas!

É importante explicar a diferença entre a síndrome pré-menstrual e a desordem disfórica pré-menstrual. Esta última é diferenciada pela severidade dos sintomas, ela é classificada como um subtipo da síndrome pré-menstrual. Uma pesquisa em 2008 com 254 mulheres com quadros graves de síndrome pré-menstrual observou que o quadro mais comum englobava irritabilidade e/ou depressão associadas com cansaço e dor de cabeça ou dores nas mamas, pernas, abdômen e costas, com duração de 3 a 7 dias.

Só um médico pode indicar o melhor tratamento para a TPM. No entanto, em casos leves ou moderados, as dicas abaixo podem ajudar.

  • Nos dias que antecederem a menstruação, passe a se policiar, pois você já pode prever as mudanças que ocorrem no seu comportamento. Antes de qualquer reação da qual possa se arrepender depois, pare e pense. Se puder, saia e caminhe, faça compras ou vá ao cinema. Se preferir, aproveite para fazer alguma arrumação
  • Os exercícios físicos podem ser úteis no tratamento da TPM porque reduzem a tensão, a depressão e melhoram a auto-estima. Embora qualquer exercício físico possa aliviar a TPM, os que melhor atingem esse objetivo são os aeróbicos, mas, se você não está acostumada a fazer exercícios, comece com as atividades menos cansativas. Andar é fácil e eficaz
  • Uma roupa mais alegre e jovial e um rosto com uma pintura discreta deixarão você mais bonita e se sentindo mais autoconfiante. Mesmo que não pretenda sair de casa, arrume-se para esperar seu marido/namorado ou seus filhos. Nunca descuide da sua aparência. A auto-estima geralmente fica baixa no período pré-menstrual. Elevá-la é fundamental, pois você terá mais disposição para tudo e não se sentirá tão mal
  • Aprenda a ter pensamentos otimistas. Alguns dias antes da menstruação, é freqüente você acordar pessimista, rancorosa, triste e sem esperança? Afaste o pessimismo tão logo ele apareça. Tente pensar de forma positiva
  • A dieta deve ser equilibrada, com pouco açúcar e muita vitamina. Algumas regras básicas devem ser obedecidas:
  • Faça pequenas refeições ao dia ao invés de três grandes
  • Limite a ingestão de calorias a 1.500 a 2.000 ao dia
  • Coma mais verduras e frutas
  • Evite tomar café e seus derivados, pois eles agravam a TPM
  • Reduza o sal da comida. Isso reduzirá o inchaço e conseqüentemente, os sintomas físicos, tais como dores nas pernas, nas mamas e na barriga
  • Evite doces. A ingestão de açúcar causa retenção de sal e água. Algumas mulheres podem se sentir aliviadas ao ingerir chocolates ou outros doces, apresentando melhora rápida da depressão e da ansiedade. No entanto, o benefício é temporário
  • Fuja do álcool. A ansiedade, a depressão e a diminuição da auto-estima podem acarretar aumento da ingestão do álcool no período pré-menstrual, o que, obviamente, nunca faz bem
  • Consuma, de preferência, alimentos que atuem como diuréticos, isso é, que façam o organismo eliminar mais água, tais como: morango, melancia, alcachofra, aspargo, salsa e agrião
  • Adquira bons hábitos e livre-se da TPM O tratamento indicado para diminuir os sintomas inclui mudanças comportamentais como: terapias de relaxamento, descanso adequado, prática regular de atividade física e mudanças na alimentação. O uso de medicamentos deve ser avaliado pelo médico e é restrito a mulheres que apresentam diagnóstico de síndrome disfórica pré-menstrual.


O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

ALIMENTOS QUE PROLONGAM O BRONZEADO



14/11/2012

A gente sabe que todo cuidado com a exposição ao sol deve ser tomado. Protetor, horários indicados, barraca, chapéu, óculos para proteger as áreas mais sensíveis e hidratação devem ser os cuidados mínimos para enfrentar o sol de verão. Mas claro, a gente quer ter um bronzeado bonito e duradouro sem causar nenhum mal à nossa saúde e A pele. Você sabe que ingerir alimentos podem prolongar seu bronzeado e proteger sua pele dos raios ultravioletas?

Uma pele bonita, livre de manchas e rugas é preciso ter uma alimentação antioxidante e pobre em gorduras, não fumar, beber pelo menos 2 litros de líquidos por dia (água, sucos naturais, chá de ervas, água de coco), limpar e hidratar a pele diariamente e protegê-la do sol forte.

O segredo de manter o bronzeado homogêneo está no betacaroteno,  carotenóide antioxidante (inibe radicais livres, prevenindo o envelhecimento), que quando transformado em vitamina A no nosso organismo, atua na produção da melanina, a grande responsável pela cor da pele. O betacaroteno é um pigmento que dá a cor laranja a alimentos como mamão, pêssego, cenoura, abóbora, manga, batata doce, entre outros. Mas também, em menor quantidade, se camufla no verde (clorofila) de vegetais folhosos como a couve, o almeirão, o espinafre, o repolho e o agrião.

Se quer ver resultados no tom da pele, é importante ingerir esses alimentos aproximadamente 20 dias antes de tomar sol. A exposição saudável ao sol é necessária para ativar a melanina. O ideal é consumir de 15 a 25mg/dia de alimentos que contenham betacaroteno, o equivalente a mais ou menos duas cenouras e um mamão papaia.

Como tudo em excesso pode ser prejudicial, alimentos ricos em betacaroteno também podem conferir um aspecto alaranjado para a pele se forem consumidos em quantidades exageradas. Para saber se você está ingerindo a substância em excesso, olhe com atenção as palmas das mãos. Se estiverem amareladas, é sinal de acúmulo. Os carotenóides também tendem a se depositar em áreas mais oleosas do corpo, como a testa e as costas. Para reverter a aparência, basta suspender o consumo dos alimentos carotenóides e o efeito sumirá com o tempo.

Brócolis - Ricos em betacaroteno, ajudam a reduzir a vermelhidão da pele. A porção ideal é 1 xícara (chá), consumida pelo menos duas vezes por semana.

Laranja - A vitamina C é um importante antioxidante e aumenta a produção de ceramida, uma espécie de protetor natural da epiderme. O efeito é uma pele hidratada e a minimização dos danos do sol na produção de colágeno.

Chocolate amargo - Dois quadradinhos, três vezes por semana. O chocolate amargo contêm flavonoides suficientes para estimular a circulação do sangue e dar melhor textura à pele.

Cenoura - Clássico do verão e rica em betacaroteno. Para não ficar com as mãos amareladas, consuma até 3 colheres (sopa), três vezes por semana.

Agrião - Um prato (sobremesa) da folha todos os dias reforça a quantidade de luteína no corpo, uma substância que nos protege contra os malefícios dos raios solares.

Manga - Três fatias da fruta, duas vezes por semana, já são suficientes para reforçar as reservas de carotenoides do corpo.

 

 



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TOMATE: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DESSE PODEROSO ALIMENTO



09/11/2012

Ele é muito consumido no nosso país e é difícil encontrar quem não gosta. O tomate, além de dar um colorido ao prato, torna qualquer refeição bem mais atrativa, e pode ser consumido na entrada, no prato principal ou num saboroso sanduíche ou suco.

Rico em vitaminas A, B e C, tem ação depurativa do sangue, favorece o crescimento e a ossificação, além de ser auxiliar contra as infecções bacterianas. Seu consumo auxilia na prevenção de doenças cardíacas, já que uma substância que envolve suas sementes é muito eficaz no impedimento de formação de coágulos.

licopenodo, um carotenóide encontrado no tomate tem sido extensivamente estudado pelas suas propriedades antioxidantes e propriedades de prevenção do cancro. A função antioxidante do licopeno tem a capacidade para ajudar a proteger as células e outras estruturas do corpo dos danos do oxigênio, além da prevenção de doenças do coração.

O Tomate é uma boa fonte de vitamina C e seu consumo ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e varrer os radicais livres prejudiciais. Fonte muito baixa em calorias e gorduras, mas rico em fibras alimentares, minerais, vitaminas, recomendado no controle do colesterol e nos programas de redução de peso.

Um copo diário de sumo de tomate pode reduzir um dos principais marcadores de inflamação-TNF-alfa. O stress oxidativo (produção de quantidades excessivas de radicais livres nas células) e a contratação resultante de compostos inflamatórios, como TNF-alfa tem sido associada a praticamente todas as doenças crônicas degenerativas, incluindo a aterosclerose (endurecimento das paredes das artérias), doenças cardiovasculares, o cancro, a osteoporose e doença de Alzheimer.

RECEITAS

Salada de tomate-cereja à provençal

Ingredientes

. 500 g de tomate-cereja
. 1 cebola pequena
. 3 dentes de alho
. 1 xícara (chá) de azeite
. Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto

Modo de preparo

1. Lave bem os tomates-cereja em água corrente e corte-os ao meio.

2. Fatie a cebola finamente. Pique os dentes de alho em cubinhos pequenos e reserve cada ingrediente separado.

3. Aqueça o azeite em uma frigideira.

4. Junte a cebola e o alho e refogue-os até o alho começar a dourar. Corrija o tempero.

5. Desligue o fogo e junte os tomates.

6. Mexa e tampe a frigideira por 5 minutos. Sirva frio.

Dica: esta salada pode ser servida morna como acompanhamento de carne assada.

Torta tatin de tomate

Ingredientes

. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 1 pitada de sal
. 1/2 xícara (chá) de açúcar
. 3/4 de xícara (chá) de manteiga
. 1 ovo
. 1/4 de xícara (chá) de água
. 10 tomates maduros
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. Folhas de manjericão para decorar

Modo de preparo

1. Prepare a massa: misture a farinha de trigo, o sal, uma pitada de açúcar e1/2 xícara (chá) de manteiga, cortada em pedaços, até que fique com a consistência de farofa grossa.

2. Junte o ovo e amasse bem.

3. Faça uma bola com a massa, enrole em filme plástico e leve à geladeira por 20 minutos.

4. Prepare o recheio: derreta o açúcar até formar um caramelo.

5. Junte o restante da manteiga, mexa bem, espalhe esse caramelo no fundo de uma forma e reserve.

6. Descasque os tomates e corte uma tampa no topo de cada um, grande o suficiente para retirar as sementes.

7. Tome cuidado para que os tomates fiquem inteiros.

8. Disponha os tomates na forma caramelada, lado a lado, com a boca voltada para cima. Não deixe que sobre espaço entre eles.

9. Polvilhe o sal e a pimenta-do-reino e reserve.

10. Com um rolo, abra a massa com um diâmetro maior que o da forma e cubra os tomates.

11. Asse em forno alto por 15 minutos, mais ou menos.

12. Deixe amornar e desenforme a torta.

13. Vire-a de ponta-cabeça para que a massa fique no fundo e os tomates na superfície.

14. Decore com folhas de manjericão fresco e sirva em seguida.

Dica: esta é a variação de uma receita francesa feita com maçã e preparada pelas irmãs Tatin no fim do século 19.

Tomate assado com recheio cremoso de frango

Ingredientes

.6 tomates grandes
.250g de peito de frango temperado cozido e desfiado
.4 colheres (sopa) de azeite
.1 cebola pequena picada
.1/4 de xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
.1 xícara (chá) de Catupiry
.1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
.sal e pimenta a gosto
.azeite para regar

Modo de preparo

Lave os tomates, abra uma tampa e retire as sementes. Deixe-os por alguns minutos virados para baixo sobre papel toalha. Em uma tigela misture o frango, o azeite, a cebola, a azeitona, o Catupiry, a metade do queijo ralado, o sal e a pimenta. Recheie os tomates, por cima polvilhe o restante do queijo e regue com azeite. Coloque em uma assadeira levemente untada com óleo. Asse no forno preaquecido a 220ºC durante 20 minutos ou até os tomates começarem a murchar. Sirva em seguida.

Sopa de tomate

Ingredientes

. 2 dentes de alho espremidos
. 1 cebola média bem picada
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 5 xícaras (chá) de tomate maduro sem pele e sem sementes, picado
. 1 tablete de caldo de galinha
. Pimenta-do-reino e sal a gosto
. 20 folhas de manjericão
. 1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

1. Em uma frigideira, refogue o alho e a cebola no azeite.

2. Acrescente o tomate e cozinhe em fogo alto por 5 minutos.

3. Junte o caldo de galinha e cozinhe até levantar fervura. Tempere com pimenta-do-reino e sal a gosto.

4. Bata tudo no liquidificador. Na hora de servir, polvilhe com as folhas de manjericão e a salsa.

Dica: salpique pedacinhos de pão fritos na manteiga sobre a sopa. São os chamados croutons.



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DICAS PARA ACORDAR COM MAIS DISPOSIÇÃO



07/11/2012

Acordar com mais disposição e de bem com a vida exige criar hábitos saudáveis de alimentação, uma boa noite de sono e a prática de atividade física. Para dar conta do ritmo da acelerado da vida moderna é preciso ter fôlego. Por vezes sentimos que falta disposição e o cansaço chega. Vários motivos podem te deixar desmotivado, como uma noite mal dormida, a falta de nutrientes no organismo ou mesmo a baixa motivação para dar conta de todas as atividades. Você sabe que algumas atitudes vão fazer com que você levante da cama com mais pique? Seguem algumas dicas:

  • Para que o corpo possa descansar e repor as energias, é importante que ele descanse. Por isso crie o hábito de dormir pelo menos 8 horas por dia. Em casos de insônia durante a noite, procure tomar uma xícara de chá antes de se deitar na cama, de preferência camomila, hortelã ou erva-doce.
  • Comece se espreguiçando - Estique o corpo, deixe que ele mostre o movimento que quer fazer. Este é um movimento instintivo que serve para “acordar” os músculos. Tire o máximo proveito dele.
  • Respire fundo -  Algumas vezes elevando o abdômen e depois o tórax, depois sente-se devagar. A seguir, faça um alongamento leve.
  • Use as pontas dos dedos pra dar ‘palmadinhas’ suaves em toda região da nuca, ombros, tórax. Faça isso no rosto também, pisque os olhos, abra e feche as mãos. Estenda os braços e faça o mesmo na região da cintura, depois na barriga, isso desperta os principais órgãos internos e faz com que seu corpo trabalhe melhor, além de aumentar a sintonia corpo/mente.
  • Sente-se e concentre sua atenção na respiração, observe como você respira e exercite: algumas vezes mais rápido, outras mais lenta, você vai se sentir bem mais disposto depois disso.
  • Tome um  banho rápido, morno ou frio – use uma bucha vegetal pra massagear o corpo todo de baixo pra cima, ativando a circulação e acordando as células. Se tiver tempo, esse é um bom momento pra um banho de energia, seguido de uma boa hidratação da pele.
  • No café da manhã escolha frutas, cereais integrais, iogurtes e sucos. Experimente um suco de frutas com aveia  ou cenoura/laranja/beterraba (simples e muito funcional) – fuja do tradicional pão com manteiga.
  • Procure manter uma alimentação saudável para acordar disposto e dar conta de uma vida movimentada. Uma dieta alimentar rica em nutrientes vai deixar o corpo preparado para o dia-a-dia, por isso invista em frutas, legumes, cereais e outros alimentos nutritivos. Para não ficar com sono no meio do dia e atrapalhar a produtividade, evite consumir comidas muito pesadas.
  • A ingestão de carboidratos aumenta a disposição, já que alivia o estresse e ajuda a relaxar. Para aumentar a energia do corpo, é recomendado o consumo de proteínas, contida em peixes, carnes e ovos.
  • Encontre um tempo do dia para praticar atividades físicas, fazendo pelo menos 30 minutos de caminhada. Este hábito melhora a qualidade de vida e vai te deixar mais disposto para encarar os desafios da rotina.

 

 



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