Textos postados em novembro, 2011

Curso de Gestantes



30/11/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Acro Yoga Verão



30/11/2011



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Férias no Espaço Nirvana



30/11/2011



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Harmonize sua casa



30/11/2011



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Nesse verão emagreça com saúde



30/11/2011



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Gift Card - Uma nova ideia para presentear



30/11/2011



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Hora de relaxar



30/11/2011



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AÇAI: DELICIOSA FRUTA BRASILEIRA



30/11/2011

Difícil encontrar quem pratica exercícios e não consome açai. Essa fruta, característica da região Norte do Brasil, conquista cada vez mais adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde

Com a proximidade do verão, cresce a venda de tigelas de açaí, sobretudo no litoral. Como não existe uma freqüência indicada para o consumo, o que reina é o bom senso, levando em consideração principalmente a dieta de cada pessoa e a prática ou não de atividades físicas.

Por ser um alimento de elevado teor calórico (247 cal. em 100g) ele é mais indicado para pessoas que realizam exercícios e adotam uma alimentação equilibrada. Mas isso não significa que quem está brigando com a balança deve passar longe dele. Em vez de comer uma tigela com todas as frutas complementares a que tem direito, o que, na verdade, agrega mais sabor ao alimento, pode-se optar apenas pelo concentrado de açaí, ou então pelo seu suco. Com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.

O açaí é uma fonte natural de energia, reunindo um rico complexo de aminoácidos, minerais e carboidratos. É a fruta mais completa da natureza, com capacidade para conectar saúde física e mental, combatendo o envelhecimento precoce, fortalecendo o sistema cardiovascular e equilibrando energia e condicionamento físico.

1. AÇAI: O FRUTO REJUVENECEDOR

Fruto rejuvenescedor, capaz de retardar o envelhecimento por sua alta dose de antioxidantes. O açai contém antioxidantes, conjunto heterogêneo de substancias composto por vitaminas, minerais, pigmentos e enzimas que combatem radicais livres. Estudos mostram que o açai tem a capacidade de combater células cancerígenas em até 86% de eficácia. O consumo regular do açai pode reduzir drasticamente doenças cancerígenas e entre outras causadas por radicais livres.

2. AÇAI COMO ACELERADOR MUSCULAR

O fruto do açai possui alto teor de proteínas. As proteínas têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. Outra importante função das proteínas é a contribuição para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

3. AÇAI REDUTOR DE COLESTEROL

Pesquisadores apontam abaixo colesterol em pessoas com consumo regular de açai, comparadas a não consumidores. A diminuição do mau colesterol deve-se ao corante do açaí, a antocianina, também presente em uvas e alimentos com a coloração roxa. Mas para se ter uma idéia, um litro de açaí tem até 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

4. AÇAI = CÁLCIO = OSSOS FORTES

O açai possui alta concentração de cálcio, essencial para formação dos ossos e dentes, portanto muito recomendado para crianças. Para os adultos a quantidade diária recomendada ajuda a prevenir doenças como a osteoporose e a hipertensão.

5. AÇAI É FONTE DE ENERGIA PARA ATLETAS

Muito consumido por atletas, o açai contém alta concentração de carboidratos, essenciais para pratica de qualquer esporte. Aliado ao aminoácido o açai tem a função de regeneração muscular, ideal para manter o condicionamento físico apôs a atividade.

6. AÇAI COM OU SEM AÇÚCAR

Para residentes de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais entre outros estados, o açai é naturalmente consumido com xarope de guaraná, forma doce de saborear suco de açai, creme de açai, sorvetes e entre outros cardápios populares. Não deixe de ler também: 10 Fantásticas receitas de creme de açai a conhecer, onde receitas doces poderão incrementar seu consumo. Já popular em Regiões nativas do açai, ele é pode ser tradicionalmente consumido em pratos típicos, como em peixe, farinha e entre outros pratos salgados.

7. O AÇAI É AFRODISÍACO

Nativos da região Amazônica garantem que o açai pode e deve ser usado como afrodisíaco. Pesquisa já realizada, receita o açai para casais com dificuldades em engravidar, bem como homens com problemas de impotência. Para homens nada melhor que regularmente consumir um copo ou tigela de açai, para manter em dia seu apetite sexual.

8. EVITE CÂIMBRAS, COMA AÇAI

Com alta concentração de potássio, o açai pode ser fundamental ao combate a câimbras. Em conjunto com boa ingestão de líquidos durante a atividade física, este alimento energético pode reduzir por completo, as dolorosas câimbras causadas por desidratação.

O açaí é rico em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio. Confira o que mais essa fruta tropical pode fazer pela sua saúde e inclua já o açaí no seu dia a dia:

Câncer

O açaí é rico em um tipo de gordura essencial, o ácido oleico. Ele protege contra o câncer de três maneiras: bloqueia os genes que causam a doença; atrasa o desenvolvimento de tumores; e faz as células da doença se autodestruírem.

Proteção contra o Alzheimer

A fruta possui ingredientes que deixam o cérebro alerta por mais tempo. Também o protege de danos que podem evoluir para um quadro de Alzheimer.

Colesterol na medida certa

Por conter Ômega-6, Ômega-9 e outros ingredientes, o açaí diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a regular o bom, prevenindo plaquetas e coágulos.

Fonte da juventude

Seus componentes agem contra o envelhecimento das células, deixando-as fortes e resistentes. Isso previne rugas precoces.

Intestino em dia

A alta concentração de fibras do açaí melhora as funções intestinais, fazendo o reloginho do corpo funcionar na hora certa.

Boa circulação do sangue

Manter os níveis de antioxidantes altos é o segredo para ter artérias saudáveis. E, para isso, o açaí é exemplar: é uma das frutas com maior capacidade antioxidante.

Alimento preferido dos atletas

Possui alto valor energético, que dá pique para atividades físicas. E também tem ferro, que atua no fortalecimento muscular e na prevenção de anemias.



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O QUE É ANEMIA?



28/11/2011

A anemia é a diminuição de hemoglobina no organismo, uma proteína localizada dentro dos glóbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsável por levar o oxigênio aos tecidos. É um problema que atinge qualquer idade ou classe social, mas principalmente organismos vulneráveis, como os de pessoas idosas, grávidas e crianças.

A anemia não é considerada uma doença, porém uma síndrome que pode ocorrer por causa de vários problemas. Ela pode aparecer por causa da ausência de ferro ou pela ausência de vitamina B12 e pode ser tanto aguda como crônica, sendo que na aguda ocorre a perda súbita de sangue o que pode acarretar no aparecimento de tonturas, desmaios, hipotensão postural, taquicardia, palidez extrema e choque e se não tratada pode levar a morte. Já a anemia crônica não ocorre à baixa no volume do sangue, porém este é compensado por um aumento plasmático, ocorrendo palidez, falta de oxigênio nos órgãos, fraqueza, sonolência e etc.

Os órgãos mais afetados pela anemia são o sistema nervoso central, massa muscular  e coração, pois são estes os que mais necessitam de oxigênio para poderem realizar suas funções em um organismo. Os principais sintomas da anemia são: irritabilidade, cefaléia, astenia psíquica, fadiga, dispnéia, ausência da fome e etc.

Os principais tipos de anemias são: Anemia de carência de ferro que é chamada também de anemia ferropriva; Anemia de carência de vitamina B12 que é chamada também de anemia perniciosa; Anemia de doenças crônicas; Anemia por defeitos genéticos; Anemia por agressão periférica aos eritrócitos; Anemias decorrentes de doenças da medula óssea.

Sintomas

- Fraqueza, fadiga, tonturas, irritabilidade, confusão mental,  palidez, especialmente nas gengivas e pálpebras ou debaixo das unhas

- Palpitações, respiração ofegante

- Feridas na boca ou língua, equimoses ou hemorragias frequentes

- Dormência e formigueiro nos pés ou nas pernas

- Náuseas e diarreia

Como combater a anemia

Suplementos

Anemia ferripriva, pode ser útil combinar ferro com vitamina C. O ferro é componente essencial da hemoglobina, e a vitamina C ajuda à absorção deste mineral. Tome ferro apenas sob orientação médica, pois este em excesso é perigoso.

Plantas medicinais - A equinácea parece regenerar os glóbulos vermelhos, e a urtiga, ajudar no tratamento da anemia. Outras plantas medicinais têm fitonutrientes que ajudam o organismo a utilizar vitaminas e minerais. Por exemplo, o dente-de-leão, a bardana, a labaça-crespa, a genciana e o trevo-violeta podem ajudar o organismo a usar o ferro dos alimentos e dos suplementos.

Vitaminas - A vitamina C pode ser útil se a anemia se dever a deficiência de vitamina B12 ou de ácido fólico, pois ajuda à absorção destes nutrientes. A vitamina C e o ácido fólico devem tomar-se sempre um a seguir ao outro e sob supervisão médica, pois a ingestão elevada de um deles pode mascarar uma deficiência do outro. A sua acção conjunta reforça a produção dos glóbulos vermelhos. Corrigida a anemia e excluído como causa um problema de absorção, as doses de B12 e ácido fólico de um suplemento multivitamínico devem chegar para evitar recorrências.

Alimentos - Coma alimentos ricos em ferro (feijão, carne vermelha, fruta seca, frutos secos e crustáceos); em ácido fólico (citrinos, espargos, espinafres, cogumelos, feijão de soja e germe de trigo), e em vitamina B12 (crustáceos, carnes de cordeiro e vaca, queijo, peixe e ovos).

Receitas/tratamentos caseiros para curar/tratar a anemia:

  • Uma delas ensina bater no liquidificador um bife de fígado cru, uma cenoura e beterraba também cruas em um copo de leite e uma colher de açúcar. Durante 15 dias o anêmico deve tomar esse “suco” em jejum. Também em jejum pode tomar um copo de caldo de feijão sem tempero. Como complemento você pode fazer um chá bem forte de alfafa e tomar uma xícara diariamente, sem açúcar, ou então fazer suco de chicória e tomar meio copo durante 20 dias.
  • Outra receita é misturar suco de beterraba com suco de grapefruit vermelho. Tomar duas colheres quatro vezes ao dia.
  • Bata no liquidificador fígado de boi cru com um ovo de pata acrescente laranja ou vinho tipo moscatel para disfarçar o gosto, pois e ruim e de a ela um copo desse suco por dia.
  • A beterraba e muito boa e rica em ferro. Você pode fazer ela de varias formas, como suco e sopa.
  • Fígado, carnes vermelhas, gema de ovo, feijão, lentilhas, soja, , espinafres e outros vegetais de folhas escuras, leite enriquecido, alimentos que devem ser acompanhados de sumos de frutas que favorecem a absorção do ferro pelo organismo.
  • Castanha do Pará para anemia – Incluir castanha do pará na alimentação. Pode-se usar de 3 ou 4 unidades por refeição.
  • Se quiser acrescentar ferro a sua dieta, compre Biotônico Fontoura e tome um cálice por dia.
  • Comer rapadura é bom para anemia.
  • Misturar um copo de vinho tinto com um ovo cru e uma colher de sopa de mel e beber — bem devagar — cada noite antes de dormir. Assim, enfrente a anemia e obtenha mais força.

*Lembre-se que para que estes remédios naturais tenham efeito, é necessário ter um estilo de vida saudável, evitando fumar, beber(álcool), se exercitando pelo menos duas vezes por semana.



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

GANHE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA PEDALANDO



25/11/2011

Com cada vez mais adeptos, pedalar não traz só benefícios a sua saúde. Quem usa a bicicleta no seu dia a dia melhora a qualidade de vida, combate o sedentarismo e diminui a poluição emitida pelos carros. Além disso, poupa dinheiro com a economia de combustível, permite apreciar mais a vista da cidade, evita congestionamentos, adquire mais equilíbrio, dá mais disposição para o dia a dia, emagrece, melhora o sono, além de sermos muito mais “amigos” do planeta, pois não emitimos gases nocivos à atmosfera e nem contribuímos para o aquecimento global.

Mas antes de se aventurar no mundo das duas rodas é preciso checar alguns itens  essenciais para sua segurança. O primeiro deles é o percurso escolhido. É preciso ver bem em qual avenida ou rua vai pedalar. Fazer a escolha de acordo com alguns critérios básicos de cuidado, como o fluxo de veículos e movimentação de pedestres. Prefira sempre os locais de menos movimento. Se possível ande sempre na ciclovia.

A bicicleta precisa estar em boas condições, com freios, pneus e correia em dia. Você deve também se precaver com um capacete, espelho retrovisor, sinalizadores atrás dos pedais e lanternas traseiras no caso de pedalar à noite.

Os benefícios de pedalar são vários, por exemplo, quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias, dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas, trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas. Fortalece o pulmão e coração, pois seus batimentos aceleram e faz com que seu organismo trabalhe mais, sem prejudica-lo e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides.

Recorrer à prática de exercícios é a melhor maneira para angariar ganhos duradouros à saúde e o ciclismo pode ser um aliado de quem pretende adotar um estilo de vida mais saudável.

Pedalar é uma das atividades mais completas, pois movimenta todo o corpo. Conheça algumas vantagens em andar de bicicleta:

- Combate estresse e depressão: As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.

- Melhora as relações sexuais: Como ocorre uma tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos é intensificada, o que colabora com uma melhor ereção peniana e aumenta a lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual prazerosa.

- Emagrece: Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso,  no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.

- Faz ser mais feliz e ter bom sono: O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

- Reduz colesterol e triglicérides: Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.

- Evita o infarto: Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.

- Diminui a pressão arterial: Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.

- Aumenta a imunidade: com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

- Melhora a Respiração: O esforço das pedaladas aumenta a freqüência cardíaca, melhorando   oxigenação dos pulmões e dos tecidos.

- Garante boa forma e fôlego de atleta: A prática recorrente do ciclismo tonifica os músculos das pernas, além de aumentar o desempenho aeróbico e cardiovascular.



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