Textos postados em outubro, 2011

Natal Nirvana



31/10/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Yoga Dance



31/10/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

A arte do Ayurveda



31/10/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Momentos Especiais do Simpósio Nirvana



31/10/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

FROZEN IOGURTE: TENTAÇÃO PERMITIDA



28/10/2011

Nos dias de calor é difícil ter vontade de comer alimentos quentes. Nosso organismo ‘pede’ por comidas geladas, como saladas, e sobremesas refrescantes, como sorvete. Como não se derreter por essa delícia?! Mas a gente sabe que a quantidade de gordura e calorias numa pequena porção é enorme. Não é a toa que o Frozen Iogurte caiu no gosto de quem cuida da saúde e da boa forma sem abrir mão de momentos de prazer e muito sabor.

Essa delícia, rica em cálcio, é produzida a partir do leite desnatado, por isso, é bem menos calórica do que o sorvete tradicional. Uma porção de frozen natural diet tem, em média, 69 calorias, o natural possui um pouquinho mais: 88 calorias. Já uma bola de sorvete comum (sabor creme) pode chegar a 170 calorias. Além disso, os sorvetes cremosos são repletos de gordura vegetal hidrogenada, substância que deixa o colesterol nas alturas, já o frozen tem zero por cento de gordura.

Quer mais? O frozen tem ativos vivos, assim como o iogurte, que facilitam a  digestão e o bom funcionamento do intestino. Outra vantagem é que, no processo de fabricação do frozen, a lactose (o açúcar do leite) transforma-se em ácido láctico, o que auxilia a digestão de quem tem intolerância à substância.

Os acompanhamentos são chamados de toppings (cobertura, em inglês). Em geral são frutas, caldas, geléias, chocolates, biscoitos, confeitos, entre outros. Por isso é muito importante tomar cuidado com as suas escolhas, se optar por chocolates, biscoitos e caldas, toda a economia de gordura e calorias pode ser perdida. O ideal é escolher frutas, granola e geléias sem açúcar. Senão um pote de 88 calorias pode se transformar em uma bomba calórica de até 700 calorias!

Uma boa opção para quem quer mais sabor no frozen é pedi-lo na versão batido com frutas ou granola, que por ser feita com frutas frescas preservando as vitaminas e nutrientes.



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

O USO DOS REMÉDIOS PARA EMAGRECER E SEUS EFEITOS



26/10/2011

Em meio à polêmica que envolve a proibição de alguns remédios para emagrecer, não param de surgir dúvidas sobre o real funcionamento das substâncias proibidas ou que estão na berlinda.

Até o momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mantém a proibição das drogas dietilpropiona, femproporex e mazindol. Já com relação à sibutramina, que segundo uma pesquisa europeia eleva o risco de infartos e derrames, o impasse continua sem data de encerramento.

Com tantas dúvidas e questões que envolvem os males causados pela ingestão desses medicamentos, vamos falar um pouco dos tipos e efeitos que podem provocar no seu organismo. Vale sempre lembrar que o uso só é recomendado se indicado por um especialista.

REMÉDIOS PARA EMAGRECER

Eles prometem, em pouco tempo, diminuir o apetite, acelerar a queima de gordura e, conseqüentemente, causar o emagrecimento.

Para quem quer diminuir as medidas, parece maravilhoso, quase um milagre! Mas não é bem assim que a coisa funciona.

Existem três classes desses remédios:

A primeira classe é formada pelos anoxerígenos ou catecolaminérgicos, os famosos inibidores de apetite. Eles agem no centro da fome, liberando noradrenalina e diminuindo a vontade de comer. Fazem parte deste grupo a anfepramona, o fenproporex (Desobesi-M) e o mazindol. Sua utilização pode deixar as pessoas mais agitadas. Por isso, não é recomendada para pessoas com problemas psicológicos, como bipolares e depressivos.

Tais remédios realmente tiram o apetite, fazendo com que os usuários cheguem a pular refeições e passem longas horas sem comer. Quando usados adequadamente, eles apresentam poucos efeitos colaterais, mas o abuso pode causar dependência. Os inibidores de apetite são encontrados em farmácias e possuem tarja preta. Portanto, só podem ser manipulados e comprados com prescrição médica.

O segundo grupo estimula a saciedade. Ao invés de liberarem noradrenalina, eles trabalham com a serotonina, como a fluoxetina, por exemplo. Esses componentes trabalham mais com a parte emocional, pois além de funcionarem como antidepressivos, diminuem compulsão, vontade de beliscar, comer doces e carboidratos. São indicados para pessoas muito ansiosas.

O terceiro grupo é o dos bloqueadores de absorção intestinal de gorduras, que são os menos procurados. Eles impedem que o organismo absorva toda a gordura que foi consumida, eliminando-a por meio das fezes. Um exemplo deste medicamento é o Xenical, à base de Orlistat.

Cada tipo de medicação contra obesidade tem efeitos colaterais específicos, que também variam de acordo como metabolismo de cada individuo.

OS EFEITOS            

Os anorexígenos (anfepramona, femproporex, mazindol), podem causar irritabilidade, insônia ou sono superficial, tremores, depressão ou se alternam períodos de estímulo com períodos de depressão, aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Todos esses efeitos estão ligados ao sistema nervoso e cardiovascular, áreas onde os anorexígenos têm efeito.

Já os sacietógenos, que aumentam a sensação de saciedade, normalmente apresentam efeitos colaterais mais suaves que os anfetamínicos, causando insônia ou sono superficial, agitação, irritabilidade (que não é um sintoma frequente). Mesmo assim a sibutramina, que se enquadra nesse grupo, foi proibida de ser comercializada nos Estados Unidos e na Europa por que os órgãos responsáveis alegaram que o medicamento acelera a frequência cardíaca, provocando arritmias em quem já tem propensão a doenças cardíacas. No Brasil, a sibutramina foi enquadrada na categoria de remédio controlado.

Os inibidores da absorção de gorduras apresentam efeitos colaterais, principalmente, se a ingestão de gorduras for exagerada. É como um sinal vermelho. A pessoa apresentará diarreia com fezes pastosas ou líquidas, podendo até eliminar gotas de gorduras depois de refeições mais pesadas. Por isso, mesmo tomando remédios para emagrecer, é preciso ter uma alimentação balanceada e saudável.

Vale lembrar que os especialistas devem recomendar o uso desses medicamentos apenas aos pacientes com IMC acima de 30 kg/m2 ou acima do IMC 25 kg/m2, quando apresentam também alguma co-morbidade associada à obesidade, como diabetes ou hipertensão.

Como Calcular o meu IMC?

O cálculo do IMC é feito dividindo o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado.

Por exemplo, se o seu peso é 80kg e a sua altura é 1,80m, a fórmula para calcular o IMC ficará:

IMC = 80 ÷ 1,802

IMC = 80 ÷ 3,24

IMC = 24,69 

Tabela de IMC segundo a Organização mundial da saúde

Abaixo do peso - abaixo de 18,5
Normal - de 18,6 a 24,9
Sobrepeso (pré-obesidade) - de 25 a 29,9
Obesidade leve- 30 a 34,9
Obesidade moderada - 35 a 39,9
Obesidade grave ou mórbida - acima de 40



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

Yoga Dance



25/10/2011



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

OS DOIS LADOS DO VEGETARIANISMO



24/10/2011

O vegetarianismo é bastante comum nos dias de hoje, certamente no seu ciclo de amigos, existe alguém que optou por um estilo de vida natural. Os motivos são diversos, desde a defesa pela vida dos animais, pois a forma com que alguns são criados e até mesmo a maneira com que são abatidos não condiz com aceitação de determinadas pessoas, e também há quem não goste de carne de origem animal apenas por uma questão de digestão.

A dieta de uma pessoa vegetariana consiste no consumo de vegetais, legumes e verduras, podendo ou não consumir ovos e laticínios. O consumo de todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc) é proibido. Talvez você adore o gosto que a carne possui, porém saiba que uma pessoa vegetariana possui na maioria das vezes, uma saúde mais qualificada, pelo fato de dar preferência aos alimentos mais ricos em nutrientes, vitaminas e minerais.

A carne também possui algumas substâncias que são essenciais ao nosso organismo, porém seu excesso pode resultar em problemas a nossa saúde, principalmente, a carne vermelha. Além da obesidade, da gordura no sangue, quem tem uma alimentação mais voltada à carne, geralmente são as vítimas que mais sofrem com câncer e enfarte.

Já os legumes, frutas, verduras e vegetais ajudam contra o câncer, principalmente do esôfago, da boca, do reto, do estômago, do intestino, do pulmão, da próstata e da laringe. Ou seja, quem é vegetariano realmente possui uma vida mais saudável. Se você admira estas pessoas, saiba que você também pode agir de tal forma ou mesmo diminuir a quantidade de carne ingerida, basta ter força de vontade.

Vale a pena trocar o cardápio com carne por um vegetariano?

A troca pode ser boa porque pessoas que optam por este tipo de dieta apresentam menor nível de colesterol no sangue, menor taxa de mortalidade por doença coronariana, menor índice de obesidade, menor incidência de alcoolismo, uma probabilidade menor para intestino preso, câncer de pulmão, diabetes e outros problemas. A dieta vegetariana bem planejada tende a oferecer um bom suprimento da maioria dos minerais e vitaminas, além de quantidades balanceadas de carboidratos, proteínas e lipídios.

A troca pode ser ruim se a dieta for mal planejada e/ou muito restrita, podendo contribuir para o surgimento de deficiências nutricionais. O maior problema está em atingir a necessidade de proteína sem a inclusão de carnes. Para tal é necessário uma combinação de inúmeras fontes.

Se você resolver adotar esta dieta, seja só por uns tempos para desintoxicar o organismo ou para toda a vida, deve tomar cuidado com o aporte de proteínas, se está sendo adequado ou não. Deve-se dar preferência a outros alimentos que contêm proteína de alto valor biológico como o leite, ovos e derivados para não haver deficiências nutricionais, pois os alimentos de origem animal possuem proteína de alto valor biológico, essencial para o organismo. Alimentos à base de soja são freqüentemente utilizados para substituir essas fontes. Deve-se estar atento para que as quantidades estejam suprindo as necessidades do organismo para não haver deficiências. Uma consulta com um médico ou nutricionista é fundamental para orientar seu cardápio.

Se quiser adotar a dieta vegetariana e ao mesmo tempo emagrecer deve evitar alimentos fritos, massas ou alimentos em geral com molhos gordurosos, doces como bolos, tortas, cremes, chocolates, deve-se prestar atenção também para não exagerar na quantidade de carboidratos ingerida como pães, risotos, pizzas, massas em geral.

Quem pratica exercícios também pode adotar a dieta, desde que planeje refeições que forneçam calorias adequadas para suprir suas necessidades energéticas e faça no mínimo seis refeições por dia. É importante também que as quantidades sejam moderadas. Para praticantes de atividade física é importante ter uma refeição equilibrada. Os carboidratos (pães, cereais, arroz, macarrão, batata, etc.) são utilizados preferencialmente como fonte de energia, além da proteína (agora de grãos integrais, soja, ovo, leite e derivados) tendo sua participação mais discreta, porém importante. Para a recuperação, a alimentação pós atividade deve conter pelo menos uma fonte de cada um destes nutrientes. As vitaminas e minerais (frutas, hortaliças e alimentos integrais) também são importantes por participarem de todas as reações orgânicas, além de atuarem como antioxidantes.



O Espaço Nirvana, maior centro de bem-estar no Rio de Janeiro, fica localizado na Praça Santos Dumont, 31 Gávea Jockey Club do Rio de Janeiro. Entrada pela Rua Jardim Botânico Tribuna A. Telefone: (21) 21870100. Ao lado do Jardim Botânico e Lagoa, e pertinho do Leblon, Ipanema, Humaitá e Botafogo.
 

MEL PARA SUA SAÚDE, PELE E CABELO



21/10/2011

O mel é um alimento altamente energético. Além de saboroso e bom para pele, o corpo e o paladar. Fabricado pelas abelhas, o mel também pode ser utilizado para cuidar da saúde do organismo e trazer mais vitalidade para o dia-a-dia. O que o faz tão poderoso? Propriedades como ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e também revigorante.

Este saboroso alimento, que pode ser apreciado com cereais, leite, iogurte, frutas e pão, possui propriedades terapêuticas que são conhecidas desde os tempos mais remotos. Além de açúcares (glicose e frutose), esse líquido viscoso, de cor marrom-amarelada, é composto por vitaminas do complexo B, C, D e E, minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo e potássio, entre outros) e um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Estudos mostram que ele é bom auxiliar no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias. O sabor e a coloração variam conforme a florada. Porém, as propriedades terapêuticas estão presentes em qualquer tipo de mel puro.

Mel para a saúde

Devido às suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas, ele também é muito utilizado para prevenir infecções e ajudar na cicatrização de feridas. Além disso, o mel possui oligo-minerais (como selênio, manganês, zinco, cromo, alumínio) que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo. A frutose presente no mel é guardada no fígado na forma de glicogênio para ser utilizada quando o organismo precisar.

Cabelo e Pele muito mais bonitos

Não é só a medicina que se aproveita dos benefícios do mel. A cosmética também já descobriu as maravilhas que esse líquido açucarado pode fazer à pele e ao cabelo.

Hoje em dia, não é raro encontrar produtos de beleza que levam mel em sua composição. Suas propriedades adstringentes, suavizantes e antioxidantes o tornaram um grande sucesso em shampoos, condicionadores, sabonetes, máscaras para o rosto e muitos outros produtos.

Mas, você pode utilizar em algumas receitas caseiras:

Para olhos cansados

Misture 1 colher de água com 1/2 colher de mel puro. Passe nas pálpebras inferiores e nas superiores, de dentro para fora. Logo depois dê batidinhas com as pontas dos dedos onde tiver as marcas de expressão, para ativar a circulação.

Hidratação dos lábios

Use a mesma mistura, acrescida de óleo de gergelim frio, nos lábios e ao redor da boca. Friccione um lábio no outro para ajudar a absorção.

Máscara descongestionante para o rosto

Junte 2 colheres (sopa) de aveia, 1 colher média de mel e 1 xícara de chá-verde bem concentrado. Mexa bem e deixe descansar por 5 minutos. Aplique em todo o rosto, inclusive ao redor dos olhos, e deixe agir por 15 minutos. Em seguida, retire com uma espátula, raspando suavemente a pele. Lave o rosto em água corrente e enxugue a pele. Finalize aplicando em todo o rosto um algodão embebido no chá-verde morno - ele é desintoxicante.

Para dar brilho ao cabelo

Ingredientes: 1 ovo; 1 colher (sopa) de mel; 1/2 mamão; 1 ampola de Arovit; 1 colher (sopa) de condicionador; duas colheres (sopa) leite. Misture todos os ingredientes e aplique nos fios. Deixe agir por 20 minutos. Para amenizar o mau cheiro, substitua o ovo por iogurte natural.



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Papinhas saudáveis para seu baby



20/10/2011

Se você está planejando ter um bebê, já está a espera de um ou já tem um lindinho em casa prontinho para se deliciar com os primeiros sabores após o leite materno, a dica é o Curso de Papinhas que teremos no Espaço Nirvana, dia 24/10.

Afinal, não faltam dúvidas na cabeça da mamãe: quais alimentos é possível oferecer primeiro? O que não pode faltar na papinha? Qual a melhor maneira de preparar os alimentos? Essa nova fase do desenvolvimento dos pequenos exige paciência e tranquilidade.

Primeiro lembre-se que o aleitamento materno não deve ser interrompido antes dos seis meses. Deve haver complementação com outros alimentos.

No início da alimentação complementar recomenda-se que os alimentos sejam preparados especialmente para a criança, sem adição de sal ou açúcar, deixando-a aprender a gostar do sabor dos alimentos. Eles devem ser inicialmente semi-sólidos e macios, devendo ser amassados e nunca peneirados ou liquidificado, pois ocorre perda de fibras dos alimentos. A consistência da alimentação deve ser aumentada gradativamente, respeitando as habilidades da criança. Aos doze meses já é possível receber os mesmos alimentos consumidos pela família.

Deve-se oferecer à criança diferentes alimentos ao dia, alimentos coloridos com textura variada. Estimule o consumo de frutas frescas, legumes e verduras. Evite frituras, alimentos com conservantes e corantes artificiais.

Respeite o tempo do bebê. Talvez o que ele rejeitou hoje pode parecer apetitoso amanhã!

Devemos ter muito cuidado com a higiene dos alimentos oferecidos para a criança. Atenção à qualidade dos ingredientes e aos utensílios utilizados na manipulação e preparação, pois se houver contaminação por bactéria ou fungo pode desencadear diarréia. Nesta faixa etária, as diarreias prejudicam rapidamente o estado nutricional.

Confira uma receita de papinha para um bebê saudável:

Papa de batata, bertalha, cenoura e frango

Ingredientes: 1 batata média (100g) ½ cenoura (50g)1 colher (de sopa) cheia de bertalha picada (ou outra folha verde escura)2 colheres (de sopa) cheias de frango previamente cozido e desfiado, 1 colher pequena de óleo1 colher de chá de cebola ralada1 colher de chá de tomate picado sem pele e sem semente.

Modo de preparo: Descasque a batata e corte-a em pedaços pequenos. Pique a cenoura. Lave bem as folhas de bertalha. Coloque o óleo em uma panela pequena e refogue a cebola e o tomate. Coloque os pedaços de batata, cenoura e o frango desfiado e acrescente dois copos de água. Deixe cozinhar até a batata ficar macia. Antes da água secar, adicione a bertalha picada. Quando a papa estiver com consistência pastosa e com pouca água, deslige o fogo. Depois da papinha pronta amasse os ingredientes e acrescente 1 colher de chá  de azeite extra virgem ou óleo.

As dicas são da nutricionista da Mimos Baby, Bruna Antunes. Para mais informações sobre o curso, ligue para 2187.0100.



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